Меню

Conselhos para o desenvolvimento de robôs no PIX Studio
1. Decomposição
A estrutura ideal do projeto: um script de controle, main.pix, está localizado na pasta raiz. O restante dos scripts é colocado em pastas separadas cujos nomes refletem a área de operação do script, por exemplo "1C", "Oracle", "web", etc.

2. Modularidad
Um script deve refletir apenas uma ação lógica. Por exemplo: entrar no banco de dados 1C, baixar relatórios, criar um documento de aplicação. Esta separação permite a reutilização de scripts existentes em outros projetos.
3. Comentario
Para facilitar a compreensão da lógica do script, os comentários devem ser acrescentados.

4. Credenciales
As senhas não podem ser armazenadas explicitamente no robô. As credenciais devem ser armazenadas em "credenciais Windows" ou em sistemas de terceiros (SQL, key pass, etc.).
5. Parâmetros do script
Os parâmetros são nomeados usando a notação de capital CamelCase. Por conveniência, os prefixos podem ser usados nos nomes dos parâmetros do script para indicar ao usuário a finalidade do parâmetro.
Por exemplo:
In_ - parâmetro de entrada.
Out_ - parâmetro de saída.
Os nomes dos parâmetros devem ser auto-explicativos.

6. Variáveis locais
As variáveis criadas e utilizadas na implementação do script devem utilizar notação de camelCase em caixa baixa. Os nomes das variáveis devem ser de fácil leitura e ter um significado relacionado com as operações que estão sendo realizadas.

7. Areas críticas
Seções do projeto onde exceções podem ocorrer devem ser envolvidas pelo operador do Try\Catch.
8. Excepciones
Ao utilizar a atividade "Chamar uma exceção", a composição do erro deve ser descrita em detalhes, mas de forma sucinta.
9. Información sobre recursos
Estas informações devem ser armazenadas em um arquivo de configuração separado (txt; xlsx). Este arquivo pode ser usado para armazenar dados que podem ser modificados, tais como URLs, caminhos de arquivos, etc.
10. Dirección
Os caminhos absolutos para arquivos e pastas devem ser evitados no robô. É melhor usar caminhos relativos.